Assédio Moral Organizacional como método de Gestão da Classe Trabalhadora: o caso dos Bancários Brasileiros

Assédio Moral Organizacional como método de Gestão da Classe Trabalhadora: o caso dos Bancários Brasileiros

ISBN: 978-65-5509-224-0 AUTOR: Ricardo Nunes de Mendonça

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Sinopse

A obra é a síntese do que entendemos como utilização do conhecimento como um instrumento de transformação social. O estudo da temática eleita não tem apenas o objetivo de ser útil à academia, mas está imbuída do espírito de mudar o seu entorno e a realidade dos outros, menos favorecidos em sua maioria. Sem um olhar crítico sobre a realidade posta nenhuma mudança é possível. E nesta obra, o autor constrói seu raciocínio sem nunca esquecer de fazer o importante vínculo entre a pessoa trabalhadora e o ambiente que o cerca, impregnado de uma lógica mercadológica predatória e altamente manipuladora.


Número de Páginas

402


Formato

18x25


Ano de Publicação

2024


Área

Direito do Trabalho


Da análise dos dados da etapa da pesquisa denominada “Pesquisa de processos trabalhistas ajuizados contra o HSBC na comarca de Curitiba, no período 2011-2013” - 258

Da análise dos dados da etapa da pesquisa denominada “Pesquisa de processos trabalhistas ajuizados contra o Itaú na comarca de Curitiba, no período de janeiro de 2011 a junho de 2015” - 269

Dados coletados das fichas de homologação dos ex-empregados do Banco Itaú Unibanco S/A - 243

Dados coletados das fichas de homologação dos ex-empregados do Banco HSBC BANK BRASIL S/A – BANCO MÚLTIPLO - 233

3.3.2 Do contexto em que se desenvolveu a pesquisa e quais os atores econômicos e laborais pesquisados - 227

3.3.3 Planejamento, questões metodológicas e execução da pesquisa - 229

3.3.4 Da análise dos dados das etapas das pesquisas respectivamente denominadas: “Situação de Saúde dos Desligados do Banco HSBC no período 2008-2013” e “Situação de Saúde dos Trabalhadores Desligados do Itaú (2006-2014)”. - 233

3.3.1 Os responsáveis pela elaboração e execução da pesquisa - 226

3.3 Os casos dos bancários empregados pelos bancos HSBC Bank Brasil S/A e Itaú Unibanco S/A, em Curitiba - 225

3.2.2 Conceito, características, finalidades e formas de Assédio Moral Organizacional - 218

3.2 O Assédio Moral e o Assédio Moral Organizacional - 212

3.2.1 Conceito, características, finalidade e classificação do Assédio Moral Interpessoal. Uma necessária distinção do Assédio Moral Organizacional - 213

3.1.4.2.3. A gestão por metas - 207

3.1.4.2.4. A gestão por estresse - 210

3.1.4.2.5.A gestão como expressão de violência, fragmentação da solidariedade e risco à saúde e ao meio ambiente de trabalho - 211

3.1.4.2.1. A ideologia do gerenciamento - 193

3.1.4.2.2. A gestão da qualidade ou gestão por excelência - 195

3.1.4.1. A hora e a vez da gestão financeira - 187

3.1.4.2. A ideologia do gerenciamento e gestão por excelência - 193

3.1.3. Saúde e trabalho: as teorias que tentam explicar o adoecimento mental e o trabalho - 174

3.1.4. A sociedade de gestão: a gestão financeira, a gestão por excelência, a gestão por metas, a gestão por estresse e a combinação das ferramentas toyotistas de controle, intensificação e densificação do trabalho como formas de violência e degradação am - 186

3.1.2. A luta obreira contra a “organização do trabalho”: a demanda por tutela da saúde e do ambiente de trabalho sadio e equilibrado - 174

3.1. A organização do trabalho como base do adoecimento mental - 170

3.1.1. A luta obreira por melhoria nas condições de trabalho e proteção dos corpos sob a égide da organização científica do trabalho - 170

CAPÍTULO III: DO ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL COMO MÉTODO DE GESTÃO DOS BANCOS – O CASO DOS BANCÁRIOS EMPREGADOS PELOS BANCOS HSBC E ITAÚ UNIBANCO EM CURITIBA - 170

2.4 Da transição da organização do trabalho bancário no Brasil: do modelo Taylorista/Fordista ao modelo toyotista/pós-Fordista - 164

2.3 Da Reestruturação do Setor Bancário brasileiro na era da globalização financeira - 160

2.2.6 O Toyotismo no Brasil – o avanço da racionalidade neoliberal, do capitalismo financeiro e a necessidade capitalista de ressignificar seu projeto de dominação e acumulação em âmbito global - 156

2.2.5 Origem e difusão dos princípios e métodos Tayloristas, Fayolistas e Fordistas no Brasil. A organização científica do trabalho e o projeto de poder da nascente elite industrial e urbana brasileira - 126

2.2.4 A crise de demanda de 1973: esgotamento dos paradigmas Tayloristas/Fordistas/Fayolistas de organização do trabalho e ascensão do Sistema Toyota de Produção. A adequação de uma “nova maneira de existir” competitiva e individualista - 114

2.2.3 O Fordismo, a produção em massa e a gestão capitalista - 106

2.2.2 O Fayolismo, controle e a sujeição do trabalhador aos interesses dos empresários - 99

2.2.1 O Taylorismo, conciliação de classe, disciplina e o desprezo à vadiagem - 94

2.2 A Subordinação como maneira de existir capitalista. As escolas de gestão, seus projetos de poder, princípios e métodos de controle e sujeição das classes subalternizadas e os impactos na classe trabalhadora brasileira - 93

2.1 A subordinação como “maneira de existir”. A transição da era pré-capitalista à normalização do trabalho assalariado e subordinado - 89

1.4 Quem são os trabalhadores bancários brasileiros? - 72

CAPÍTULO II: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO BANCÁRIO NO BRASIL – A RENOVAÇÃO DOS PROJETOS DE PODER, CONTROLE, GESTÃO E SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE DOS TRABALHADORES BANCÁRIOS NA SOCIEDADE DO EMPREGO - 88

1.3 A realidade do trabalho no Brasil após a crise econômica de 2008 e após a ruptura política, jurídica, institucional da ordem democrática em 2016 - 49

1.2 Uma breve abordagem da realidade do trabalho no mundo após a crise econômica de 2008, a partir de dados oficiais e os informes da Organização Internacional do Trabalho - 31

1.1.2 Do contexto e das impurezas de que se parte para a compreensão das relações e disposição do objeto da pesquisa - 30

1.1.1. Da opção ética por uma metodologia relacional pautada na Teoria Crítica dos Direitos Humanos e na Teoria Crítica da Economia Política do Poder - 23

1 Da opção ética por uma metodologia relacional pautada nos enunciados das teorias críticas dos direitos humanos e da economia política do poder como pontos de partida para a compreensão e descrição do objeto da pesquisa - 23

INTRODUÇÃO - 19

CAPÍTULO I: DO CONTEXTO EM QUE SE DESENVOLVE A PESQUISA - 23

CONCLUSÃO - 284

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - 293

REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS - 304

OUTRAS REFERÊNCIAS - 305

ANEXO I: Métodos de Gestão e Adoecimento dos Trabalhadores: O Caso dos Bancários do HSBC em Curitiba - 314

ANEXO II: Ficha de Informação para Homologação (Bancários/ Curitiba e Região) - 358

ANEXO III: Projeto Métodos de Gestão e Adoecimento de Trabalhadores. Caderno 2: o caso do Itaú em Curitiba - 359