Tecnologia e Alienação

Tecnologia e Alienação

ISBN: 978-65-5509-099-4 AUTOR: Maria Inês Vasconcelos

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Sinopse

Esta produção tem por objetivo analisar os efeitos do ineditismo tecnológico sobre o trabalho e investigar se desvios no uso da tecnologia, como vetor, alienam o docente em seu trabalho. Para elaboração deste trabalho utilizou-se de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e arrimou-se em fontes de pesquisa bibliográficas e também pesquisa de campo. Os instrumentos de aprofundamento foram: uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionários, que teve como foco compreender a realidade dos atuantes na docência.


Número de Páginas

119


Formato

17x24


Ano de Publicação

2022


Área

Direito do Trabalho


Apresentação - 17

Prefácio - 19

Capítulo 1 - 23

Introdução - 23

Esboço sobre os vetores alienantes de vanguarda: medo, metas, meritocracia, assédio e Tecnologia - 24

Capítulo 2 - 33

Prelúdio sobre o sentido existencial do trabalho - 33

2.1. Uma compreensão filosófica sobre a alienação como fênomeno que leva o homem a se despertencer e se desumanizar. (de Marx à revolução tecnológica) - 33

2.2. Alienação em Karl Marx (como forma de explicar como trabalho é “retirado” da classe produtiva e sua visão da desumanização do homem pela exploração no trabalho) - 40

2.3. Os signos e sentidos do trabalho - 53

2.4. Trabalho, identidade e cidadania - 62

Capítulo 3 - 67

1. Introdução - 67

2. Metodologia - 74

3. Fundamentação teórica - 76

3.1. Bases legais e pesquisas que fundamentam a investigação - 76

3.2. Trabalho docente e alienação - 83

4. A visão conflitiva da tecnologia: vetor que aliena ou emancipa o trabalhador docente - 86

4.1. Tecnologia x futuro do trabalho - 86

4.2. Promessas contraditórias - 88

4.3. A visão da tecnologia como segurança - 91

4.4. O declínio da preservação dos direitos à personalidade do docente pelos usos desviados da tecnologia - 92

4.5. A visão de Foucault: sala de aula, um laboratório pan-óptico? - 99

4.6. O trabalho na sociedade da vigilância: Stefano Rodotà - 102

5. Pesquisa de campo - 106

6. Considerações finais - 109

Referências Bibliográficas - 111