ASSINATURA INDIVIDUAL COMPLETA
Sinopse
Esta produção tem por objetivo analisar os efeitos do ineditismo tecnológico sobre o trabalho e investigar se desvios no uso da tecnologia, como vetor, alienam o docente em seu trabalho. Para elaboração deste trabalho utilizou-se de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e arrimou-se em fontes de pesquisa bibliográficas e também pesquisa de campo. Os instrumentos de aprofundamento foram: uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionários, que teve como foco compreender a realidade dos atuantes na docência.
Número de Páginas
119
Formato
17x24
Ano de Publicação
2022
Área
Direito do Trabalho
Apresentação - 17
Prefácio - 19
Capítulo 1 - 23
Introdução - 23
Esboço sobre os vetores alienantes de vanguarda: medo, metas, meritocracia, assédio e Tecnologia - 24
Capítulo 2 - 33
Prelúdio sobre o sentido existencial do trabalho - 33
2.1. Uma compreensão filosófica sobre a alienação como fênomeno que leva o homem a se despertencer e se desumanizar. (de Marx à revolução tecnológica) - 33
2.2. Alienação em Karl Marx (como forma de explicar como trabalho é “retirado” da classe produtiva e sua visão da desumanização do homem pela exploração no trabalho) - 40
2.3. Os signos e sentidos do trabalho - 53
2.4. Trabalho, identidade e cidadania - 62
Capítulo 3 - 67
1. Introdução - 67
2. Metodologia - 74
3. Fundamentação teórica - 76
3.1. Bases legais e pesquisas que fundamentam a investigação - 76
3.2. Trabalho docente e alienação - 83
4. A visão conflitiva da tecnologia: vetor que aliena ou emancipa o trabalhador docente - 86
4.1. Tecnologia x futuro do trabalho - 86
4.2. Promessas contraditórias - 88
4.3. A visão da tecnologia como segurança - 91
4.4. O declínio da preservação dos direitos à personalidade do docente pelos usos desviados da tecnologia - 92
4.5. A visão de Foucault: sala de aula, um laboratório pan-óptico? - 99
4.6. O trabalho na sociedade da vigilância: Stefano Rodotà - 102
5. Pesquisa de campo - 106
6. Considerações finais - 109
Referências Bibliográficas - 111