ASSINATURA INDIVIDUAL COMPLETA
Sinopse
À primeira vista, é difícil encontrar algo mais contrastante entre si do que um processo judicial e uma apresentação de balé. De um lado, o juiz com a sua toga, os advogados com os seus códigos, os autores e réus com os seus pedidos, esperanças e medos. De outro, o bailarino que gira, voa, cai, rola ou se contorce no chão, sob o olhar crítico ou extasiado da platéia. No entanto, se prestarmos mais atenção, talvez percebamos, por exemplo, que os atores do processo se aproximam dos atores do palco não só pelo formalismo dos roteiros que seguem, mas pelo caráter informal de muitos de seus passos e gestos. Além disso, todos os elementos que compõem cada qual dos dois cenários – protagonistas, coadjuvantes, público, fantasias, sons, objetos e talvez até cheiros ou perfumes – interagem e se contagiam mutuamente.
Número de Páginas
88
Formato
17x24
Ano de Publicação
2016
Área
Direito do Trabalho
OS PROCESSOS DA DANÇA E AS DANÇAS DO PROCESSO - 7
1. Introdução - 7
2. Os processos da dança - 7
2.1. O informal no formal - 7
2.2. O formal no informal - 10
3. As danças do processo - 12
3.1. O informal no formal - 12
3.2. O formal no informal - 15
4. A sala e o palco - 16
5. As danças de todos - 23
6. Uma conclusão em dois parágrafos - 25
PERFORMANCES: as novas acrobacias do dançarino, do operário e do juiz - 27
1. As performances de ontem - 27
1.1. Na fábrica - 27
1.2. Na dança - 35
1.3. No Direito - 40
2. As novas performances - 43
2.1. Na empresa - 43
2.2. Na dança - 50
2.3. No Direito - 58
2.4. Concluindo - 63
O VISIVEL E O INVISIVEL NO DIREITO E NA ARTE - 67
5. Introdução - 67
6. O invisível nas artes: primeiras notas - 69
7. Os variados usos do invisível e do visível - 70
8. Violências e reações - 72
9. O visível e o invisível no Direito: primeiras notas - 74
10. A dualidade dos novos tempos. - 76
11. O visível e o invisível no Direito: notas adicionais - 79
12. De novo a dança: ideias para se pensar - 80
13. De novo o Direito do Trabalho: ideias para se pensar - 81
Bibliografia - 83